segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Um dia na vida dos seus cabelos


Você já deve ter notado que seus cabelos mudam ao longo do dia. Quando acorda, os fios estão desalinhados por conta dos movimentos que faz durante o sono. Aí, você se arruma em frente ao espelho, penteia as madeixas e está pronta para sair de casa. Na hora do almoço, percebe que alguns fiozinhos já estão fora do lugar e, à noite, se dá conta de que todo o esforço realizado pela manhã foi por água abaixo.
De acordo com o tricologista (especialista no diagnóstico de problemas capilares) Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, cada fio é uma haste proteica, formada por queratina e melanina. A primeira é revestida por cutículas, ou seja, lâminas que começam na raiz e terminam na ponta.
“Essas 'escamas' se encaixam umas sobre as outras, mas existe sempre um pequeno espaço entre elas, que acaba sendo maior quando os cabelos são submetidos a tratamentos químicos agressivos, como escovas progressivas", explica o especialista. A poluição é outro fator que afeta os fios, pois as micropartículas soltas no ar podem penetrar nas microfrestas capilares. Ao longo do dia, os poluentes se acumulam nos fios. Além de danificá-los, isso faz com que eles percam brilho e fiquem embaraçados.

Danos aos fios

Tanto cabelos “virgens” – aqueles que não passaram por nenhum processo químico – quanto os tratados quimicamente acabam sofrendo alterações no decorrer do dia.
“Os quimicamente tratados sofrem muito mais com as condições climáticas, porque, de certa forma, já foram expostos a agressões dos produtos que penetram na cutícula e no córtex do fio. Mas secadores e chapinhas também se tornam vilões se forem usados sem cuidados”, adverte o cabeleireiro André Pavam, do salão de beleza André Pavam, em Juiz de Fora (MG).
        
Os cabelos de Maria Rita pouco após ela acordar                             A estudante arruma os fios para ir à faculdade
A estudante de medicina veterinária Maria Rita Souza, de 24 anos, reconhece que é vaidosa, ainda mais quando o assunto é cabelo. Antes de ir à faculdade, ela dedica alguns minutos para arrumar as madeixas em frente ao espelho. “Não tem como sair de casa despenteada, mas dificilmente o cabelo chega ao fim do dia como se não tivesse acontecido nada”, brinca. A jovem usa leave-in diariamente e, sempre que possível, tira a umidade dos fios com secador para manter o cabelo em ordem.
Pavam explica que incidência dos raios solares, vento, chuva e poluição afetam o cabelo e  
modificam a estrutura capilar. “Esses fatores diários provocam a abertura das cutículas dos fios, deixando-as irregulares. Isso permite que elementos danosos penetrem no fio. Por isso ocorre a mudança ao longo do dia”, completa.

Fotos: Niels Andreas Glogowski

Cabelos lindos e arrumados o dia todo

Truques simples podem deixar os fios do jeito que você quer por muito mais tempo



Enfrentar os efeitos de sol, chuva, vento e poluição no cabelo não é fácil. Que tal, então, conferir dicas preciosas que podem ajudar a deixar o cabelo deslumbrante por mais tempo? 
O cabeleireiro e produtor de moda André Pavam, do salão de beleza André Pavam, em Juiz de Fora (MG), ensina alguns truques que ajudam a manter o visual impecável até o fim do dia:
  • Fios ondulados: abuse dos rolinhos. Você não precisa usar secador diariamente para modelar o cabelo. Faça rolinhos com os dedos e prenda-os com os grampos. A solução é simples e deixa o volume controlado.
  • Liso natural: você já deve ter ouvido falar nas toucas. A técnica consiste em enrolar as madeixas ao redor da cabeça, prendendo com grampos os fios e finalizando com uma touca. Desta forma, você obtém um visual com cabelo liso sem agredir os fios. Ela permite ainda que o cabelo fique disciplinado ao longo do dia.
  • Hidratação sempre: a maioria dos fios que se rebelam ao longo do dia sofre com o ressecamento. A dica do especialista é fazer hidratações, seja em um salão especializado ou em casa, todos os meses, com produtos específicos para cada tipo de cabelo.
  • Domine os crespos: depois de lavar os cabelos, passe um leave-in e modele os fios. Se não for lavá-los, use um borrifador para molhá-los e deixá-los hidratados.

Fonte: http://www.portalvital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário